Nestas quarta e quinta-feira, 4 e 5 de dezembro, o SENAI Paraíba participou do Encontro dos Ecossistemas de Inovação da Paraíba, INOVA PB 2024, que reuniu em Guarabira, representantes dos principais grupos de ecossistemas de inovação do estado. A iniciativa, em sua segunda edição, promove discussões e planejamento de ações para estimular o empreendedorismo e a inovação como pilares do desenvolvimento local.
Com participantes de cidades como João Pessoa, Campina Gramde, Sousa, Guarabira, Patos, Monteiro e Cajazeiras, o evento oferece um espaço para conexão entre diferentes setores, representados pelas quatro esferas da inovação: governo, empresas, instituições educacionais e sociedade civil. Entre os destaques, o SENAI Paraíba marcou presença em atividades estratégicas, reforçando seu papel como um elo entre a indústria e o ecossistema local.
Além disso, a instituição participou de um painel que discutiu a necessidade de integrar os diversos atores sociais para fortalecer o ambiente econômico e social do estado, ao lado de representantes de instituições públicas e privadas. Representantes do SENAI também participaram de uma visita técnica à Indústria Guaraves, onde os grupos exploraram setores como a fábrica e a produção de ração, encerrando a experiência com uma visita à granja da empresa.
A programação do dia 4 incluiu visitas técnicas e uma recepção institucional na Guaraves, e no dia 5, o evento contou com abertura cultural, rodada de apresentações de ecossistemas mediada por Rafaella Catão, e um painel sobre os desafios na implementação de núcleos territoriais de inovação, com exemplos de Igarassu (PE) e Currais Novos (RN). O encerramento ficou por conta de uma palestra de Alfredo Júnior, CEO e sócio-fundador do Hub Plural, que abordou tendências e desafios no setor.
A iniciativa reflete o compromisso do INOVA PB em impulsionar ações colaborativas e sustentáveis para o desenvolvimento da Paraíba. A integração de entidades como o SENAI, com sua expertise em tecnologia e formação profissional, reforça a sinergia necessária para transformar ideias em resultados concretos, promovendo avanços significativos em diversos setores. A instituição tem participação ativa no E.InovCG (Ecossistema de Inovação de Campina Grande), no Farol Digital, no HUB DinoValley, no Caatinga Valley e demais ecossistemas da Paraíba construindo, dentro do movimento, ações de impacto para a Indústria, startups, comércio, sociedade civil e acadêmica.
Texto/Colaboração | Igor Batista